29 de abril de 2008

"Juramento" de Amato Lusitano

"Sempre tratei os meus doentes com igual cuidado, quer fossem pobres ou nascidos em nobreza, sem procurar saber se eram hebreus, cristãos ou sequazes da lei Maometana; Sempre fui parcimonioso nos honorários e muitas vezes sem qualquer paga, tendo sempre mais em vista que os doentes recobrem a saúde do que tornar-me rico pelos seus dinheiros. Como autor de escritos médicos e ao publicar os meus livros, quis só promover que a fé intacta das coisas chegasse ao conhecimento dos vindouros, sem outra ambição que não fosse contribuir de qualquer modo para a saúde da humanidade, sem nada fingir, acrescentar ou alterar em minha honra."

Amato Lusitano, Centúrias de Curas Medicinais.

10 de abril de 2008

8 de abril de 2008

Entrega do artigo

O artigo deverá ter 3 páginas e terá como data de entrega o dia 29 de Abril. A entrega será feita no Departamento, às 11h00. Não será aceite nenhum trabalho entregue posteriormente. Para quaisquer esclarecimentos relacionados com o assunto, está disponível um horário de atendimento aos alunos.

O excerto a analisar é da autoria de Charles Lichtenthaler:
"Os conhecimentos profissionais por si fazem de vós simples técnicos e funcionários de saúde. É só graças à consciência histórica que amadurecem de modo a tornarem-se personagens médicas."(tradução mep)