26 de fevereiro de 2008

Artigo

O artigo deverá ter 3 páginas e terá como data de entrega o dia 29 de Abril. A entrega será feita no Departamento, às 11h00. Não será aceite nenhum trabalho entregue posteriormente. Para quaisquer esclarecimentos relacionados com o assunto, está disponível um horário de atendimento aos alunos.

O excerto a analisar é da autoria de Charles Lichtenthaler:
"Os conhecimentos profissionais por si fazem de vós simples técnicos e funcionários de saúde. É só graças à consciência histórica que amadurecem de modo a tornarem-se personagens médicas."(tradução mep)

21 de fevereiro de 2008

A Medicina na Televisão

A iniciativa de um grupo de alunos da cadeira de História da Medicina (Ana Rita Domingues, Cátia Santos, David Aparício, Pedro Cardoso e Vanessa Lourenço) com o Departamento de História da Medicina deu origem à organização de uma Mesa Redonda subordinada ao tema "A Medicina na Televisão", numa conversa que terá como convidados a Dra. Cláudia Borges (Jornalista de Saúde) o Professor Francisco Freire de Andrade e o Professor J. A. Esperança Pina, a realizar no próximo dia 5 de Março, às 14h30, no Anfiteatro 3. A não perder.

19 de fevereiro de 2008

2º Semestre

As aulas do 2º Semestre terão início na terça-feira,
dia 26 de Fevereiro.

14 de fevereiro de 2008

Exames orais

Os exames orais realizar-se-ão na terça-feira, dia 19 de Fevereiro, às 14h30, no Departamento de História da Medicina.

Pedro Hispano Portugalense


"A revista Acção Médica, órgão oficial da Associação dos Médicos Católicos, publicada ininterruptamente deste 1936, dedica o seu último número (Novembro de 2007) a “Pedro Hispano Portucalense – Papa João XXI - No 8.º Centenário do seu Nascimento.

Ao longo de mais de 250 páginas, a obra apresenta os seguintes artigos: “O perfil psicológico do Papa João XXI” (Álvaro de Caíres); “Pedro Julião – “Clericus Universalis” (António Metrelles do Souto); Sobre a composição de algumas obras médicas de Pedro Hispano (Maria Helena da Rocha Pereira); Pedro Hispano e a terapêutica medicamentosa medieval (José Manuel Toscano Rico); Pedro Hispano, Mestre de Lógica (Jesué Pinharanda Gomes); Notas sobre Pedro Hispano e o pensamento medieval (Henrique Barrilaro Ruas); O Papa João XXI e a ciência do seu tempo (José Francisco Meirinhos); Notas sobre o Brasão de Armas do Papa João XXI (Francisco Simas Alves de Azevedo); Tumulação do Papa João XXI (António Meyrelles do Souto).

A coordenação, prefácio e co-autoria do volume, que inclui imagens e bibliografia, são de J. Paiva Boléo-Tomé, Professor Catedrático Jubilado da Universidade Lisboa (Cirurgia/História da Medicina), Professor de Bioética e Director da revista Acção Médica."

Aqui